VALOR DO HALAL
O que é o Halal e qual a sua importância
A Alimentação no Isslam
O Isslam como Religião Divina Universal é um código de vida, visa orientar o Ser Humano para o seu bem-estar físico e espiritual, de forma a encontrar uma harmonia e equilíbrio interno assim como com o meio envolvente.
Desta forma. O Isslam orienta o Ser Humano em todas as situações da sua vida, como a alimentação, vestuário, conduta social entre outros.
No que diz respeito à alimentação, a doutrina Islâmica procura ir ao encontro das necessidades nutricionais do Ser Humano, de forma a garantir um bem-estar físico, sem descartar a componente espiritual que visa uma perfeita relação com Allah (Deus) e todas as suas criaturas.
Perante o Isslam, tudo é permitido (Halal), excepto aquilo que Allah proibiu, conforme o versículo 168 do 2º capítulo:
"Ó Humanos, desfrutai de tudo o que é lícito e do que a terra contém de benéfico e não sigais os passos de Satanás, porque é vosso inimigo declarado." (Alcorão 2:168)
Assim resta a questão o que é lícito e ilícito perante o Allah. A resposta encontra-se em diversos versículos do Sagrado Qurán e ditos do Sagrado Profeta Muhammad (Que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre ele).
Um dos versículos que se refere aos tipos de carnes consumíveis pelos muçulmanos é o abaixo citado:
"Ó crentes, desfrutai de todo o bem com que vos agraciamos e agradecei a Deus, se só a Ele adorais. Ele só vos vedou a carniça, o sangue, a carne de suíno e tudo o que fora sido sacrificado sob invocação de outro nome que não seja o de Deus. Porém, quem, sem intenção nem abuso, for impelido a isso, não será recriminado, porque Deus, Ele é Indulgente, Misericordioso." (2: 172/173)
Neste versículo encontramos algumas das condições para que a carne possa ser considerada Halal.
O QUE É HALAL?
"Halal" significa "lícito" ou "permitido", sendo por vezes traduzido como "aceitável".
No contexto Islâmico, o termo Halal refere-se a todo o tipo de alimentos cujo consumo é permitido por Allah.
Perante o Isslam, o consumo voluntário de qualquer alimento Haram (não Halal), é considerado um delito, pelo que é obrigatório para todo o muçulmano, o consumo de alimentos Halal, a não ser que esteja numa situação em que a sua vida se encontre em risco.