CERTIFICAÇÃO
Problemas na Indústria
Os Problemas na Indústria
Existem diversos problemas na indústria alimentar que podem por em causa a genuidade do Halal nos diferentes produtos.
De forma a identificarmos os problemas, dividimos a indústria alimentar em 5 canais de distribuição.
1 - Matadouros
2 - Indústrias transformadoras
3 - Talhos
4 - Restaurantes assim como todo o canal eureka
5 - Outros bens de consumo geral Halal no Matadouro
De acordo com a orientação islâmica não é permitido tirar a vida de um animal sem uma razão justificável (como a alimentação) e pedindo autorização divina para tal através de um ritual.
Nesse ritual de Halal é obrigatório o abate por um muçulmano que compreenda a obrigatoriedade do ato, que recite o Tassmiyah (Bissmillah) para cada animal, cortando posteriormente a traqueia, o esófago e um dos canais sanguíneos do pescoço de forma rápida e eficaz tentando reduzir ao máximo o sofrimento do animal, evitando que a cabeça seja separada no momento do abate.
Após este ato, a carne torna-se Halál desde que não venha a ser contaminada posteriormente, como em tanques de lavagens ou em linhas de desmancha do animal.
Indústria Transformadora
Na indústria transformadora existem 3 grandes problemas, como a falta de certificação do canal de distribuição, ou seja, a falta de análise e rigor no processo de abate, desmancha e transporte.
A falta de controlo e certificação dos aditivos utilizados e por fim a correta separação e armazenagem dos produtos Halal.
Talhos
Nos talhos são verificados dois problemas:
1 - O processo Halal não ser devidamente respeitado.
2 - O transporte em que não seja garantida a não contaminação, como por exemplo o transportador tocar em carne não Halal e posteriormente em carne Halal sem lavar devidamente as mãos.
Restaurantes e canal eureka
Nesta área da indústria alimentar verificam-se problemas como a falta de certificação e análise da rede de abastecimento, assim como a certificação nos diferentes produtos utilizados na confeção dos alimentos.
Existe um terceiro problema que reside na questão logí¬stica de arrumação e diferenciação dos produtos Halál e não Halál.
Outros bens de consumo geral
Destacam-se os cosméticos em que é recomendado aos muçulmanos a utilização produtos que não contenham ingredientes de base não Halal, pois isso pode inviabilizar a prática dos diferentes rituais islâmicos como as orações.
Assim cabe a toda população muçulmana a procura de produtos Halal de confiança, para o seu quotidiano.